terça-feira, 26 de maio de 2009

O que você está ouvindo?

Você já parou pra pensar na importância (e influência) que a música exerce em nossas vidas? Pense em todas as vezes que uma música marcou algum momento, ou então (prá ficar mais fácil...rs), pense em músicas que te lembrem momentos e/ou pessoas. Quase não nos damos conta do quanto somos movidos à música, elas se “infiltram” em nossos infinitos particulares e acabam dando um colorido a mais para uma situação ou sentimento.

Eu mesmo tenho muitas que me lembram vários momentos (bons e ruins), mas também tenho uma lista que serve de “musicoterapia”. Nos meus dias “normais” ouço mais bandas de rock anos 70, 80 e alguma coisa de 90, como Led Zeppelin, Doors, Creedence, Pink Floyd e, claro, Engenheiros do Hawaii. Aliás, EngHaw é fichinha carimbada em momentos distintos de minha vida, tenho lembranças de exs (namoradas, amigos(as), colegas, ficantes, empregos), de provas desastrosas, de amigos(as), de batida de carro, de batidas de côco, de shows, entre outras (é nisso que dá ouvir demais a mesma coisa...rs). Quando estou revoltado, injuriado, “cabrero” ou simplesmente de “saco cheio” com algo, apelo para sons mais rápidos, pesados ou simplesmente estranhos, aí vem Rage Against the Machine, Sepultura, System of a Down, NOFX, Korn, entre muitos outros. Já em momentos de descontração ouço coisas mais “Pops”, como Nelly Furtado (na época underground), Audioslave, Placebo, Pouca Vogal, Coldplay, etc.

Às vezes fico andando pela rua e me pego pensando em músicas que combinem (ou traduzam de alguma forma) com aquele momento de pensamentos triviais e aleatórios. O que quero dizer é que pra todos os momentos da vida existe algum tipo de “trilha musical”. Acredito que a música auxilia na gravação das lembranças, um determinado momento fica mais intenso com uma música, uma determinada pessoa se torna inesquecível e por aí vai...

Como já dizia Nietzsche “sem música, a vida seria um erro” e, em tempos passados, ele não deixa de ser atual. O negócio é ouvir coisas boas agora para amanhã ter coisas boas pra lembrar...

E então, o que estás ouvindo?

obs.: adoraria fazer uma lista do que ouço (prá compartilhar gostos ou ódios), mas descobri um detalhe: sempre que queremos lembrar nossas bandas/artistas preferidos, acabamos esquecendo de algum "crucial"... Estranho isso, não é? Talvez num próximo post.
...

5 comentários:

Pulga disse...

Hoje já foi Titãs, INXS e The Cult...

Willian A. Provezi disse...

bem diversificado o negócio, prá começar bem a quarta... valeu pulga... por aqui um pouco de Foo fighters misturado com Nickelback...

Anônimo disse...

Willian adorei seu Blog, muito interessante essa magia da musica... no momento não tenho meus predilétos mas ouço de tudo um pouco. Venha me visitar, estou iniciando mas vale a pena.

Willian A. Provezi disse...

obrigado Maisa! volte sempre...

Unknown disse...

Hoje to ouvindo um músico canadense que tem um som bem bacana..Steven Charron.
deem uma olhada no myspace dele, 2 sisters
http://www.myspace.com/4stevencharronters é bem legal!