quarta-feira, 3 de junho de 2009

Falta de respeito ou banalização da violência/catástrofe?

Ontem, acompanhando o jogo amistoso entre França e Nigéria, pude presenciar o quanto se respeita as vítimas de uma catástrofe. Antes do início da partida houve 1 minuto de silêncio em respeito ou lembrança às vítimas do acidente com o vôo da Air France. Não se ouvia nada, era um silêncio absoluto no estádio lotado, foi 1 minuto inteiro de silêncio, algo realmente respeitável e exemplável.

Já em terras tupiniquins, no jogo Corinthians e Vasco, também houve a tentativa de se fazer 1 minuto de silêncio em respeito às vítimas. Eu escrevi “houve a tentativa” justamente porque ninguém respeitou. E não é de hoje que este fato acontece, nós não respeitamos as vítimas (ou a memória delas) de nenhuma catástrofe/acidente e banalizamos a violência... Já ouvi piadas a respeito do acidente, já ouvi outros absurdos que nem valem o comentário.

Talvez o fato de estarmos “acostumados” a violência, facilita que banalizemos esses eventos. Ora, este não é o comportamento esperado de um povo “civilizado”, avançado, racional e tão “solidário”. Somos rápidos em cobrar que nossos políticos tenham mais ética, moral, respeito, honestidade e, no entanto, nós não fazemos isso. Não respeitamos, vivemos tentando tirar proveito de situações, temos o famoso “jeitinho brasileiro”. Esse é o nosso modo “civilizado” de encarar a cidadania.

Enquanto isso pessoas sofrem seus mortos, drogas reivindicam usuários, balas encontram corpos, políticos compram votos, governo só viaja, funcionários públicos desviam verbas, crianças são abusadas, rodovias “levam” vidas...

E nós, o que fazemos?
...

0 comentários: